quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dicas de Alimentação Após a Malhação


Não adianta só ir para uma academia e malhar para se ter um corpo saudável, e alcançar um corpo sarado, afinal muitas pessoas hoje em dia vão praticar exercícios físicos não pensando na saúde mais sim em estar no padrão que a mídia impõe em relação à beleza, mas tudo bem, cada um faz o que acha que é certo.
Hoje vamos trazer para você algumas dicas sobre como deve ser a sua alimentação após amalhação para que todo seu esforço para malhar realmente desenvolva um resultado, pois malhação exclusiva com certeza não fará muito efeito.
Se você está querendo desenvolver sua musculatura então chegou a hora de colocar o ovo, não só a clara, mas sim todo o ovo, gema e clara, nas suas refeições, pois este alimento funciona com uma proteína completa para seu corpo, já que ela tem também a vitamina B12 qual ajuda diminuir os níveis de gordura e também a contração muscular. Agora sempre coma os ovos cozidos, nada de fritar, pois é um alimento que possui 120 calorias.

Deve também fazer um hábito tomar iogurtes já que estes são uma fonte rica em aminoácidos essenciais, e não podemos esquecer que os aminoácidos são muito importantes na hora que se fala em crescimento dos músculos, então um copo de iogurte é equivalente a 10% de proteína durante todo o dia, e lembre-se sempre de dar preferência aos com frutas, pois estes ainda atuam no nível de insulina o que atua na perda de proteína que acontece após a malhação.
É importante você fazer uso após o exercício alimentos que tenham um teor bastante alto de índice glicêmico, ou seja, alimentos que os nutrientes entrem rapidamente na corrente sanguínea, e como exemplo, isotônicos, batatas assadas, cereais matinais, waffer, melancia, pão branco, picolé de frutas e a famosa entre os adoradores de academia a maltodextrina. Quem malha sério sabe da importância de uma boa alimentação.



Agora existe um fator que é de fundamental importância, para o desenvolvimento da sua atividade física, a hidratação, esta não pode faltar de maneira alguma, você deve está bebendo de 150 ml a 300 ml de água a cada 15 minutos durante a malhação, para repor o que está perdendo. Estas são as dicas de alimentação após a malhação que vão lhe ajudar muito na hora de você contruir sua carne magra.
Então se você quer ter sucesso na sua malhação não deixe de seguir nossas dicas, pois com certeza irão te ajudar bastante. Em nenhum momento falamos de jejum, isso com certeza não tem benefício nenhum, por isso procure comer bem, e sempre se hidratar. Nunca deixe de tomar sua água após a sua malhação para que seu corpo fique o quantes antes em forma e com a carne magra que seu corpo precisa e que sua estética tanto deseja, uma vez que malhar é bom, faz bem pra saúde, no entanto, com uma boa alimentação, tudo fica melhor ainda.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Exercício na dose certa


Já está bem estabelecido que o sedentarismo está associado há várias doenças e que exercício físico realizado de forma regular traz inúmeros benefícios, incluindo diminuição do risco de morte por doença cardiovascular; reduz o risco de desenvolver diabetes, hipertensão arterial e problemas de colesterol; Reduz o risco de desenvolver alguns tipos de cânceres, incluindo o câncer de colon e mama; Melhora quadros de depressão, ansiedade e promove o bem-estar psicológico; Ajuda a controlar o peso, melhorando a força muscular e diminuindo a quantidade de gordura; Protege ossos, músculos e articulações, diminuindo dores em geral e reduzindo o risco de quedas nos idosos.

Antes de iniciar um programa de exercícios físicos devemos:
• Estabelecer isso como uma prioridade
• Buscar apoio de amigos e familiares nesta importante decisão
• Consultar seu médico para que sejam solicitados exames e ajustes de medicação
• Realizar um teste ergométrico (ou de preferência ergoespirometria) para liberação e orientação da prescrição dos exercícios
• Escolha uma modalidade de exercício que você goste, lembre-se não existe um exercício que seja melhor ou pior do que o outro, todos são bons desde que feitos com prazer e regularidade
• Em caso de dúvida não hesite em obter apoio profissional especializado
• Os primeiros dias são os mais difíceis e a progressão deve ser lenta e gradativa, não tente pular etapas
• Não adianta fazer exercícios por poucos dias ou semanas e depois interromper. O exercício físico regular deverá ser mantido por toda a nossa vida
• Nunca é tarde para iniciar um programa de exercício físico pois a treinabilidade (capacidade de melhora) do idoso e semelhante a do jovem
• Se apresentar alguma mal-estar durante o exercício, tipo tontura, dor no peito, cansaço desproporcional ao esforço, vista escura, etc. pare o treinamento e procure orientação médica

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Água: poção mágica (acredite!)


Não é à toa que os especialistas recomendam o consumo de, no mínimo, 2 litros de água por dia: na quantidade certa, essa "poção mágica" mantém a hidratação, garante seu organismo em pleno funcionamento e combate a retenção de líquido. “A recomendação diária para as mulheres é de 2 litros e para os homens de 2,5 a 3 litros. Mas, essa dose pode variar de acordo com fatores como temperatura, sudorese e a prática de atividades físicas", explica a nutricionista Cynthia Antonaccio.

No entanto, apesar de ser unanimidade entre os profissionais da saúde, essa recomendação ainda não se tornou um hábito na rotina de muita gente. "Das pessoas que frequentam a academia, 58% já começam a praticar exercícios físicos desidratadas", conta a nutricionista. De qualquer forma, ninguém tem dúvidas em relação aos benefícios que a água traz, mas ainda existem alguns mitos não desvendados sobre o assunto. BOA FORMA ajuda a esclarecer alguns deles.

Café, chás e sucos também podem compor a quantidade de líquidos que deve ser ingerida por dia?
De acordo com Cynthia Antonaccio, além da água, o café, os chás e os sucos podem completar a cota diária de líquidos. "O único porém é que os sucos oferecem um valor calórico. Então, é preciso ficar atenta para não ingerir a quantidade ideal de líquidos e extrapolar nas calorias", explica a nutricionista.

Quem bebe mais água do que o recomendado por dia pode ter algum tipo de problema?
Apenas quem tem problemas pré-existentes pode sofrer com eventuais complicações causadas pela ingestão excessiva de líquidos. Portadores de insuficiência renal, pessoas com baixo volume de diurese (urina) ou com tendência à edema (inchaço) devem tomar um certo cuidado para não exagerar na quantidade de água. "Nesses casos, recomendamos uma restrição hídrica. Se pessoas com problemas pré-existentes extrapolarem na quantidade de líquidos, o inchaço pode piorar, causando falta de ar e até complicações mais sérias", explica o secretário geral da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Daniel Rinaldi.

Posso reutilizar a garrafinha de água?
Se você é do tipo que carrega a sua pra lá e pra cá, fique ligada. O biomédico Roberto Figueiredo, de São Paulo, alerta que jogar água corrente na garrafa não é o suficiente para ficar livre de micro-organismos nocivos à saúde (causadores de virose, herpes e gastrite, por exemplo). “Diariamente, complete-a com água morna, pingue cinco gotinhas de detergente e deixe agir por cinco minutos. Depois, lave-a, utilizando uma escova específica como as de limpar mamadeira”, ensina. Uma vez por semana, capriche ainda mais na faxina, diluindo uma colher de chá de água sanitária em meio litro de água dentro da garrafa. Espere dez minutos, escorra e deixe secar.

Dicas para adotar a água

Não é tão difícil encontrar quem não seja muito fã de um copo d'água. Para essas pessoas, ingerir cerca de 2 litros de líquido por dia é um verdadeiro sacrifício. E apelar para um copo de refrigerante bem gelado pode ser mil vezes mais gostoso, mas é também menos saudável. Se esse é o seu caso, confira algumas dicas simples da nutricionista Cynthia Antonaccio que vão ajudar você a fazer da água seu vício saudável:

- Água gelada é sempre mais gostosa e refrescante do que água em temperatura ambiente.
- Sempre que alguém oferecer água para você, aceite.
- Sentiu sede? Não hesite em beber um copo d'água.
- Carregar garrafinhas abastecidas na bolsa ou deixá-las em cima da mesa do trabalho é uma ótima forma de criar o hábito de beber água sempre que a sede aparecer.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta


Nada mais desanimador é ver seu corpo ficando acima do peso logo depois de fazer um regime e lembrar que terá que emagrecer tudo novamente.

O Efeito Sanfona é exatamente isso, você engorda e emagrece repetidas vezes, normalmente por causa das várias dietas adotadas para perda de peso.

Depois que a pessoa emagrece através de uma dieta que pode ou não ser muito restritiva ela não “agüenta” por muito tempo essa nova alimentação e volta a comer como antes, engordando tudo novamente.

Hoje muitas pessoas são influenciadas por milhares formas de emagrecer, os tipos de dietas são dos mais variados: dieta da sopa, dieta da lua, dieta das frutas, dieta das proteínas, dentre outras. Sem contar os outros meios que as pessoas buscam para emagrecer como o uso de laxantes, diuréticos, remédios para emagrecer, etc. São muitas as opções para perder peso, seja elas boas ou ruins para saúde.

O difícil não é perder peso é sim manter a alimentação que adotamos na dieta. Posso falar por experiência própria, muitas vezes voltei a engordar pois não mantive a alimentação que tinha quando fazia a dieta, o que obtive foi apenas um emagrecimento a curto prazo.


Após tantas transformações no seu corpo, com subidas e descidas de peso, o organismo cria uma resistência maior para emagrecer, tornando assim mais difícil alcançar o peso desejado e manter este peso.


Como sair do Efeito Sanfona ?

O primordial para sair do efeito sanfona é esquecer desde já as dietas que vem adotando até o momento, se não deu certo até agora, porque daria daqui pra frente ?

A idéia é manter uma alimentação equilibrada e que possa segui-lá pelo resto de sua vida. Os benefícios são muitos, desde células que exercem suas funções corretamente, até a prevenção de algumas doenças.

Porém não será do dia para noite que ficará magro como deseja, a disciplina e força de vontade serão peças fundamentais para alcançar o peso ideal.


Dicas para manter o peso de Forma Prática e Saudável

Como Evitar o Efeito Sanfona | Como Manter o Peso após uma Dieta
Categoria Genérico
--------------------------------------------------------------------------------



Nada mais desanimador é ver seu corpo ficando acima do peso logo depois de fazer um regime e lembrar que terá que emagrecer tudo novamente.

O Efeito Sanfona é exatamente isso, você engorda e emagrece repetidas vezes, normalmente por causa das várias dietas adotadas para perda de peso.

Leia Mais

Dieta da Linhaça – Globo repórterDietas para EmagrecerDiferença entre diet e lightDicas para uma Alimentação Saudável Emagrecer com Saúde - DicasDepois que a pessoa emagrece através de uma dieta que pode ou não ser muito restritiva ela não “agüenta” por muito tempo essa nova alimentação e volta a comer como antes, engordando tudo novamente.

Hoje muitas pessoas são influenciadas por milhares formas de emagrecer, os tipos de dietas são dos mais variados: dieta da sopa, dieta da lua, dieta das frutas, dieta das proteínas, dentre outras. Sem contar os outros meios que as pessoas buscam para emagrecer como o uso de laxantes, diuréticos, remédios para emagrecer, etc. São muitas as opções para perder peso, seja elas boas ou ruins para saúde.

O difícil não é perder peso é sim manter a alimentação que adotamos na dieta. Posso falar por experiência própria, muitas vezes voltei a engordar pois não mantive a alimentação que tinha quando fazia a dieta, o que obtive foi apenas um emagrecimento a curto prazo.


Após tantas transformações no seu corpo, com subidas e descidas de peso, o organismo cria uma resistência maior para emagrecer, tornando assim mais difícil alcançar o peso desejado e manter este peso.


Como sair do Efeito Sanfona ?

O primordial para sair do efeito sanfona é esquecer desde já as dietas que vem adotando até o momento, se não deu certo até agora, porque daria daqui pra frente ?

A idéia é manter uma alimentação equilibrada e que possa segui-lá pelo resto de sua vida. Os benefícios são muitos, desde células que exercem suas funções corretamente, até a prevenção de algumas doenças.

Porém não será do dia para noite que ficará magro como deseja, a disciplina e força de vontade serão peças fundamentais para alcançar o peso ideal.


Dicas para manter o peso de Forma Prática e Saudável



1- Distinga sua massa corporal

Quando se perde muito peso, além da gordura, perde-se também massa muscular, por esse motivo é importante então saber o que é massa gorda e o que é massa magra em seu corpo, deixando de ter a ilusão de estar mais gordo ou mais magro.

2- Controlem o quanto vocês emagrecem

Cada pessoa possui um organismo que reage de forma diferente do outro, mas de uma forma geral é indicado que uma pessoa não perca mais de 10 % do seu peso ao mês, evitando que o regime não fique descontrolado.

3- Não acreditem ou façam dietas milagrosas

Não caia nessa de dietas milagrosas, mesmo que consiga emagrecer em pouco tempo é provável que volte a engordar tudo que não comeu durante a dieta.

4- Leve seu regime como reeducação alimentar

Leve a sério desde o começo em transformar seu regime em uma reeducação alimentar aliada de atividade física. O motivo é que depois que terminar o regime saberá como comer, sem pular refeições e ainda sentira prazer em praticar exercícios físicos.

5- Não tomem remédios sem prescrição médica

Tome remédios para emagrecer somente se for indicado por um profissional, caso contrário você corre grandes riscos de voltar a engordar tudo novamente.

E você o que faz para emagrecer ? Já entrou no efeito sanfona ?

Deixe sua experiência para todos os leitores do blog, compartilhe sua opinião conosco.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tonificação da musculatura protege joelhos contra dores

Principais tipos de dores nos joelhos estão relacionados às lesões dos ligamentos. Prática de atividade física com foco errado na intensidade é uma das causas.


Maior articulação do corpo humano, o joelho é responsável por suportar grandes demandas físicas, não só em atividades como caminhadas, marchas e corridas, mas também em práticas esportivas. Por fazer a ligação entre o quadril e os pés, tem papel importante na mobilidade corporal, viabilizando movimentos extensores e flexores.

"O joelho é constituído principalmente por duas articulações: a patelafemoral e a tibiafemoral, que funcionam em conjunto, permitindo movimentos simples como agachar ou subir e descer escadas. Essas articulações e seus ligamentos que são responsáveis por sustentar grandes impactos durante exercícios físicos, por isso é tão importante mantê-los protegidos de possíveis lesões", explica Everaldo Vasconcelos, fisioterapeuta especialista em ortopedia.

Vasconcelos também coordena o "Grupo do Joelho", formado por alunos de fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá e que tem como objetivo auxiliar no tratamento de lesões de praticantes de atividade física e afirma que os joelhos estão entre as articulações mais afetadas na prática de atividades esportivas que exigem deslocamentos e mudanças de direção associadas com velocidade. É o caso do futebol, handebol, basquete e tênis.

Os principais tipos de dores nos joelhos estão relacionados às lesões dos ligamentos e lesões relacionadas à prática de atividade física sem um bom condicionamento físico.

"Os riscos de lesão, no entanto, podem ser menores com ações preventivas que abrangem trabalhos de fortalecimento, flexibilidade e de equilíbrio postural", afirma o fisioterapeuta.

Mas, se mesmo com a prevenção ocorrerem lesões durante a prática física, Vasconcelos recomenda a aplicação imediata de gelo no local e posteriormente uma consulta com um médico ortopedista e tratamento com fisioterapia.




Músculos da coxa fortalecidos

Segundo o educador físico Samuel Paião, da clínica Amarunthus, alguns fatores podem favorecer as lesões nos joelhos, como rompimento dos ligamentos, sedentarismo, uso de calçados inadequados, prática incorreta de atividade física e problemas de cartilagem no caso das mulheres, que possuem estrutura corporal diferente dos homens.

"Os joelhos são estruturados de forma a suportarem mais força do que velocidade. Por isso a alta incidência de lesões durante a execução de exercícios que exigem mudança rápida de direção. Exercícios com a finalidade de fortalecer os músculos das coxas são os mais indicados para proteger essas que são as mais complexas articulações do corpo", explica o educador físico.

Para garantir um bom condicionamento aos músculos que protegem os joelhos é preciso dedicação aos exercícios três vezes por semana. O treino deve começar com o aquecimento e priorizar o fortalecimento dos músculos anteriores e posteriores das coxas.

Dicas para um joelho protegido

:: Durante os treinos de musculação, procure exercitar a musculatura posterior e inferior das coxas de maneira equivalente. A descompensação entre as duas regiões aumenta o risco de lesões.

:: Atividades esportivas que exigem deslocamentos bruscos e mudanças de direção associados a alta velocidade estão entre as principais causas de lesões no joelhos.

:: Para manter a articulação saudável e livre de dores, evite usar saltos altos e finos por longos períodos, prefira o uso de tênis com sistema de amortecimento, principalmente durante a prática de atividades esportivas.

:: No caso de lesões nos joelhos, aplique imediatamente no local uma compressa de gelo. Não utilize bolsas de água quente, isso pode agravar a lesão.

:: Procure um ortepedista especialista em articulações e só retome os treinos após liberação médica.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Alongamento - A importância e como fazer


Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.

Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

E nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.

Entretanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sangüínea, além de causar desconfortos e até dores.

Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com freqüência, entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta.

Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem.

Alongamentos antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.






Dicas para Alongamentos
1.Se for inseguro para realizá-los procure um professor de educação física nível superior ou uma boa academia (Como a Korpus!!!) o mais perto de sua casa para obter auxilio;
2.Escolha posições seguras para realizá-los mantendo um bom alinhamento corporal;
3.Alongue-se até sentir uma sensação de tensão. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro lesões na musculatura. Toda pessoa deve respeitar seus limites e aumentar lenta e gradualmente a intensidade dos exercícios;
4.Mantenha o alongamento de 10-60 segundos por articulação. Evite balançar-se na execução (pois assim estará estimulando um reflexo de contração ao invés do propósito de alongar);
5.Faça um pré-aquecimento (pode ser uma pequena caminhada ou uma pedalada de 5-10 min antes de realizá-los .Os melhores resultados ocorrem quando eles estão mais estimulados, fazendo também no resfriamento após os exercícios ;
6.Mantenha uma regularidade de 3-5 vezes por semana a fim de obter bons resultados no ganho de flexibilidade.
Objetivos do Alongamento
◦Restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes à esta articulação;
◦Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares.
◦Facilitar o relaxamento muscular;
◦Aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou corporal de forma geral antes de iniciar os exercícios de fortalecimento;
◦Reduzir o risco de lesões músculo-tendinosas (tendinite).

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Conheça os oito erros mais comuns da malhação

Recomendações ajudam a não cair em armadilhas que podem detonar esforços

Muitas vezes, a prática de exercícios físicos faz parte de um objetivo a ser atingido. Pode ser uma questão de saúde, a vontade de mudar algo em nosso corpo esteticamente ou a realização de uma atividade que nos permita relaxar. Seja qual for o seu alvo, a prática deve ser consciente para evitar lesões, indisposições e frustrações.

A fisioterapeuta Maria Cristina Schneider aponta os oito erros mais comuns de quem malha, e dá sugestões para que você não caia nessas armadilhas.

Falta de motivação: É comum iniciarmos um novo ciclo cheio de otimismo. Mas com o passar de algum tempo acabamos diminuindo o pique e nos acomodando, até abandonando o desafio. O melhor é não ter tanta expectativa nos movimentos iniciais. Em vez disso, utilize a energia para se manter focado no resultado esperado a longo prazo. Isto nos manterá praticando exercícios por tempo suficiente para que o objetivo seja alcançado

Respiração inadequada: Um dos processos naturais do corpo humano que mais consome energia é a respiração. Durante a prática de atividade física é fundamental lembrar de respirar adequadamente, assim como de inspirar e expirar em sincronia com o esforço muscular

Baixo consumo de água: O corpo é constituído de líquidos que são imprescindíveis para os processos naturais do organismo. Colocar nosso corpo em movimento exige cuidados, como por exemplo, mantê-lo sempre hidratado. Caso contrário, você pode acabar submetendo seu corpo a desconfortos que interferem na qualidade da sua prática. Beba água antes e após a prática exercícios físicos. O recomendado é 2 litros distribuídos ao longo do dia.

Uso de roupas e acessórios inapropriados: Para que objetivos possam ser alcançados é fundamental que o corpo se mantenha em condições de praticar a atividade escolhida de forma prazerosa. Bolhas, calos, assaduras ou até danos mais graves podem afastar você de sua prática e, consequentemente, do seu objetivo. Usar roupas e acessórios adequados é um cuidado necessário para qualquer atividade física.

Fazer atividade que não combina com você: Se comprometer a realizar uma atividade física não pode significar uma tarefa a mais a ser cumprida no seu dia. Para que os efeitos apareçam é fundamental que você esteja atento enquanto coloca o corpo em movimento. Se seus membros se mexem sem que o resto tome conhecimento, os resultados serão fracos e isolados além de facilitar o surgimento de alguma lesão.

Mudar muito de objetivo: Se você se comprometeu com algo, não mude de ideia assim que vir o amigo alcançando mais rápido outro tipo de objetivo ou só porque ficou sabendo de uma técnica maravilhosa e quer aplicá-la. Mantenha-se fiel e focado, realizando com dedicação o seu trabalho certo de que ele foi pensando por e para você. Claro, se for o caso, melhore-o sempre que possível, mas cuidado para não alterá-lo o tempo todo e acabar deixando seu corpo confuso sobre o que você espera dele.


Ignorar os alertas do corpo: Além de estar 100% consciente durante a prática, procure por sinais durante e depois de cada grupo de exercícios. Pergunte para o seu corpo como ele se sente, cansado ou revigorado. Não ignore dores, tonturas, contrações involuntárias ou desconfortos físicos. Preste atenção ao ritmo da sua respiração, pois ela pode sempre servir de indicativo se algo não está bem.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Exercícios para seios firmes

Exercícios para seios firmes. Os seios são compostos basicamente pela glândula mamaria e por gordura. Desse modo, a falta de tonificação dos músculos responsáveis pela sustentação dos seios é uma grande aliada para que os mesmos caiam precocemente. Como quase tudo nessa vida, existem alguns exercícios que previnem essa caída e que ajudam a garantir a tonicidade dessa região. A seguir mostramos uma série de vídeos que ilustram melhor que palavras o tipo de atividades que poderão ser realizadas para garantir seios bonitos e firmes por mais tempo. Antes de finalizar lembramos que há algumas importantes dicas para que os exercícios não somente funcionem, mas que não induzam a nenhum problema ou dor muscular. Sempre faça alongamentos antes de começar os exercícios e sempre mantenha sua postura correta. Não faça sobre esforço e nunca carregue peso de mais ou de menos nos exercícios que exijam carga. Aumente de forma progressiva e treine disciplinarmente 3-4 vezes por semana. Os vídeos estão em espanhol, mas podemos entender perfeitamente, confira:


terça-feira, 12 de julho de 2011

O excesso de peso pode comprometer o cérebro


Se você tem entre 35 e 60 anos e está com uns quilinhos a mais, fique atento. Segundo um trabalho recém-concluído pela Associação Americana de Neurologia, pessoas na meia idade com IMC acima de 25 apresentam um maior risco de desenvolver algum tipo de demência quando ficam mais velhas. No estudo, cerca de 8 500 irmãos gêmeos foram pesados quando estavam na meia idade e, trinta anos depois, submetidos a uma avaliação neurológica. Entre os que foram diagnosticados com doença de Alzheimer e demência vascular — aquela causada pelo entupimento de vários vasinhos no cérebro —, 39% possuíam sobrepeso e 7% eram obesos por volta dos 35 anos. Essa incidência foi 80% maior em relação às pessoas com IMC abaixo de 25.

Para a endocrinologista Claudia Cozer, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, a explicação deve estar nos problemas circulatórios que normalmente afetam quem está fora do peso ideal. “Quem é obeso ou está com sobrepeso tem tendência a apresentar um aumento nos níveis de colesterol, pressão e glicemia, o que compromete os vasos sanguíneos”, explica. Quando a circulação é prejudicada, os vasos cerebrais também são atingidos e, em caso de entupimento, deixam de irrigar os neurônios, facilitando déficits cognitivos. Além disso, há indícios de que os mesmos fatores por trás de males vasculares contribuam para o aparecimento do Alzheimer, mal que afeta a memória, o raciocínio e a localização no espaço.

Por que aos 40?

A partir dessa faixa etária ficamos mais sujeitos a alterações de pressão, gordura e açúcar no sangue por causa da queda no metabolismo. Ou seja, os processos que ocorrem dentro do organismo ocorrem de maneira mais lenta, facilitando o aparecimento de distúrbios circulatórios e dificultando um retorno aos padrões ideais. Assim, fica mais complicado não só perder os quilos extras, como mudar os próprios hábitos, o que gera um círculo vicioso.

Mas cabe um recado a quem tem 40 anos ou mais e sofre para se livrar da gordura acumulada. “Emagrecer não é o mais importante. O ideal é manter-se ativo e adotar uma alimentação balanceada, rica em verduras, frutas e legumes”, esclarece Claudia. Portanto, quem quer garantir uma mente saudável depois dos 70, deve se levantar já da cadeira.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Caminhar para manter a forma: Dicas


Se está a pensar em aventurar-se numa missão de perda de peso mas não quer passar fome nem dedicar muito esforço ao assunto, então caminhar é a solução ideal. Esta é uma das forma mais fáceis e eficientes de iniciar o seu programa de fitness.


Ao escolher esta forma de exercício está não só a reduzir o seu peso de forma equilibrada, como ainda contribui para um estilo de vida saudável.




Se não é fã das flexões nem dos exercicios abdominais, ou se simplesmente não tem tempo devido ao trabalho ou ás tarefas da casa, encontrou a solução: caminhar.




É recomendado que as caminhadas sejam feitas de manhã cedo, porque o ar é fresco e está ainda com níveis de poluição reduzidos. Também porque depois de uma boa noite de sono o corpo está relaxado. Estes factores em conjunto, ajudam a cuidar da condição física e promovem a saúde mental. Por outras palavras, encoraja o desenvolvimento e o melhoramento do seu corpo.




Apesar de levar alguns meses até os efeitos começarem a ser visíveis, irá certamente sentir-se mais activo e "recarregado". Irá também servir de "empurrão" aos seus níveis de energia e ao metabolismo do seu corpo. Permite-lhe ainda perder peso mais rapidamente.







Aqui ficam algumas dicas sobre caminhar que podem ser integradas no seu calendário de exercícios:




1. Antes de começar certifique-se que tenciona cumprir o programa de exercícios à risca, diariamente. Só assim qualquer programa de fitness o poderá ajudar a perder peso.




2. Outra coisa importante para a eficácia de caminhar é fazê-lo num terreno plano e arranjar um bom e confortável par de sapatilhas/ténis.




3. Se não for possível caminhar rápido, abrande o passo. Também consegue livrar-se das calorias indesejadas se caminhar de forma mais lenta.




4. Não deve apontar apenas para a perda de peso. Deve ter em atenção que manter o peso depois de perder o excesso, é igualmente importante.




5. Pode manter o peso desejado, caminhando mais rápido e por distâncias maiores.




6. Os exercícios por si só não são suficientes para se manter saudável e em forma. Deve adquirir ou manter hábitos saudáveis de alimentação e procurar dormir bem. Isto assume uma importância vital, uma vez que se o seu corpo não obtiver os nutrientes necessários nem o descanso adequado, o corpo pode sofrer alterações devido ao exercício.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ginástica Para Emagrecer

Entra ano, sai ano e a promessa de emagrecer permanece, até porque quando se pensa em emagrecer, a primeira coisa que vem em mente é maneirar na comida, mas vale lembrar que existem atividades específicas que ajudam e dão resultado


O que fazer para emagrecer? Em muitas das vezes, não resolve fechar a boca, e se seu metabolismo está lento, é besteira tentar somente dieta de boca, tem que fazer toda essa massa de gordura acumulada virar combustão, e para isso, nada mais fácil que botar para queimar através de muitos exercícios. Através de muito esforço físico, nosso metabolismo vai começar a reagir forçadamente, dando uma ajuda na queima de tudo que está em excesso em nosso corpo.

Que tal começar a caminhar ou pelas ruas, numa pista de atletismo ou até mesmo em uma esteira? Dar umas pedaladas colabora e muito para que suas pernas percam as gorduras e ganhem massa muscular, até mesmo seu bumbum irá se fortalecer. Depois, faça umas aeróbicas, como pula-pula do step, sendo que esses exercícios terão que ser realizados em sessões de 1 hora, por 3 a 6 vezes por semana, mas sempre procurando estar atenta em seus batimentos cardíacos, que não devem ultrapassar 85 batimentos por minuto, se acontecer de acelerar, pare imediatamente e procure um médico.


Procure realizar seus exercícios moderadamente e confortavelmente, não adianta realizar seus exercícios em alta frequência, o que irá acontecer é que seu organismo usará o açúcar como energia e se fizer moderadamente, será utilizado como combustível a gordura, sendo assim, o processo de emagrecimento. Você tem que focalizar na duração que leva para terminar com o exercício e não na dificuldade que encontra caso faça em alta velocidade. Você poderá checar se sua intensidade está acelerada medindo através de seus batimentos cardíacos, e se eles estiverem acelerados, automaticamente você estará em alta intensidade em seus exercícios.

Outro exercício que colabora muito para o emagrecimento são os exercícios abdominais, pois eles vão ajudar a queimar as gorduras do abdômen. Ao realizar o tão famoso abdominal, tente não deixar as pernas esticadas, e deixe-as encolhidas. Também não prenda os pés e nunca coloque as mãos na nuca, pois isso evita que seus músculos cervicais apresentem problemas futuros.



O jump é uma atividade muito recomendada também, que vai colaborar no fortalecimento de seus músculos e irá ajudar a perder peso. Para falar a verdade, o melhor meio de emagrecer é queimar gorduras, e para isso acontecer, faça muita aeróbica, caminhe, pule corda, ande de bicicleta e pratique jump, step ou natação. Um fator bastante importante é o período de prática do exercício, menos que 30 minutos não é recomendado, o melhor é 60 minutos ou mais. Outra questão é a idade, a partir dos 30 anos o metabolismo colabora menos, os resultados demoram a aparecer e ficam bem diferentes, mas como toda dificuldade vale a pena, os resultados aparecem e levantam qualquer estima.

terça-feira, 5 de julho de 2011

10 mitos e verdades sobre as dietas


Dicas de dietas, receitinhas caseiras e promessas milagrosas não faltam por aí. Mas antes de você acreditar em tudo o que ouve, confira alguns dos mitos mais comuns no universo de quem quer perder peso e saiba no que realmente vale a pena acreditar.



Para emagrecer, é preciso diminuir o número de refeições

Mito! O ideal é fazer de cinco a seis refeições ao dia, leves e pouco calóricas. Isso ajuda a manter o metabolismo funcionando, além de contribuir com a sensação de saciedade. Aposte nas frutas e nas barras de cereal nos lanchinhos.

Posso comer frutas e legumes à vontade enquanto estiver de dieta

Mito! Frutas e legumes são ótimos parceiros, mas também possuem calorias. Frutas vermelhas, melancia e melão são pouco calóricos em comparação a banana ou abacate, por exemplo. Legumes ricos em fibras, como brócolis e vagem, também são mais indicados para quem está de dieta, pois saciam a fome por mais tempo.

Posso abusar de produtos diet e light que não vou engordar

Mito! Produtos light apresentam redução de no mínimo 25% de um ou mais nutrientes que compõem o alimento: açúcar, gordura ou sódio. Já os alimentos diet apresentam a retirada total de pelo menos um desses nutrientes. Portanto, é bom sempre observar o valor energético informado na embalagem do produto antes de consumi-lo e não abusar na quantidade.

Anotar tudo o que se come durante o dia ajuda a perder peso

Verdade! Uma tabelinha com todos os alimentos ingeridos ao longo do dia ajuda a controlar o quanto se come e avaliar os hábitos incorretos. Experimente!

Tomar muita água ajuda a emagrecer

Verdade! A água ajuda a limpar o organismo, atua no funcionamento intestinal e auxilia no metabolismo. Beba no mínimo oito copos por dia.

Descansar após as refeições engorda

Mito! No período da noite o metabolismo é mais lento e por isso o ideal é apostar em refeições mais leves. Porém, um descanso após o almoço pode ajudar na digestão. O ganho de peso está relacionado principalmente à quantidade de calorias ingeridas e é com isso que você deve se preocupar.

Tomar líquidos durante as refeições engorda

Verdade: Ingerir grande quantidade de líquidos durante refeições em que há maior ingestão de alimentos (almoço e jantar) prejudica o processo de digestão, além de dilatar o estômago, o que estimula uma maior ingestão de alimentos. Além disso, a maioria das bebidas apresenta açúcar na composição, aumentando as calorias da refeição. O ideal é ingerir um copo de até 300 ml até uma hora antes da refeição ou duas horas depois.

É mais difícil perder peso após os 30 anos

Verdade! A partir dos 30 anos o metabolismo começa a funcionar mais lentamente. Além disso, o pique para as atividades físicas diminui. Para quem está entrando nesta década a dica é prestar atenção na alimentação e nunca deixar de lado os exercícios físicos.

Quem quer perder peso deve cortar o sal e o açúcar

Verdade! O sal e o açúcar em excesso são os reais vilões do emagrecimento. Prefira sempre os alimentos frescos e substitua estas substâncias por alternativas naturais e mais saudáveis.

Mulheres emagrecem mais lentamente do que os homens

Verdade! Os homens possuem mais massa muscular do que as mulheres e por isso acabam queimando calorias mais facilmente. Na hora das refeições nem pense em comer o mesmo tanto do que o seu parceiro.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

DICAS PARA PERDER A BARRIGA (PNEUZINHOS E GORDURA LOCALIZADA)


A gordura que se acumula na barriga, culotes e flancos é o drama de qualquer mulher. Temos tendência a acumular gorduras nessa região, e sofremos para perder essas gordurinhas. Adote novos hábitos, e siga estas dicas, que você verá diferença imediata, e poderá sonhar com uma barriga sequinha:

Baixe o percentual de gordura do seu corpo, fazendo atividades físicas e cuidando da alimentação.
Faça exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas, natação, ciclismo, dança. Eles usam o oxigênio e aceleram a queima de gorduras.
Não tome líquidos durante as refeições, pois eles causam o aumento do volume do estômago, e acabando deixando-o dilatado. Assim, você acabará ingerindo cada vez mais comida e terá uma barriga inchada.
Faça exercícios anaeróbicos como musculação e ginástica localizada para modelar a barriga e o corpo como um todo. Eles não queimam muito a gordura, mas aliados aos aeróbicos deixam o corpo mais definido e firme.
Cuide para que seu intestino funcione bem. Prisão de ventre causa barriga. Então, ingira muitas fibras, água, legumes, frutas e grãos.
Beba bastante água durante o dia. Ela facilita a digestão e mantém uma sensação de saciedade, que evita que você coma demais e fique com barriga.
Evite alimentos que produzam gases, como feijão, leite, queijos e refrigerantes. Eles deixam a barriga inchada.
Mantenha a coluna reta e uma postura bonita. Assim, você não fica corcunda e barriguda. Uma postura reta deixa a barriga mais esticada e lisa. Experimente na frente do espelho!