quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dietas radicais afetam a saúde e não mantêm peso, dizem especialistas.


Quem nunca quis emagrecer rápido para entrar em um vestido, ir a uma festa ou ficar bem de biquíni ou sunga no verão? Para perder peso de forma meteórica, algumas pessoas apelam para a dieta da Lua (líquida), do abacaxi, das proteínas. Vale até beber água morna ou limão em jejum – o que não faz nenhuma diferença e, no segundo caso, pode até desencadear uma gastrite ou úlcera.

Esses regimes levam embora vários quilos, mas também a saúde de quem os faz. E, assim que terminam, o peso volta ao estágio inicial, ou até além desse patamar. Para falar sobre os perigos das dietas malucas, o Bem Estar desta quarta-feira (29) contou com a presença do endocrinologista Alfredo Halpern e da nutricionista Fernanda Timerman. Eles explicaram os efeitos de restrições calóricas extremas sobre o corpo.


A falta de nutrientes em decorrência da privação alimentar também pode causar fraqueza e cansaço, entre outros sintomas. Por isso, os especialistas recomendaram que quem quer emagrecer passe por uma reeducação, incluindo mais refeições por dia e porções equilibradas.

O dr. Halpern também comentou sobre a dieta dos pontos criada por ele. O método consiste na contagem de calorias: cada alimento tem uma determinada quantidade de pontos e pode ser substituído por outros equivalentes. A meta é não ultrapassar o limite diário.


Dois pratos saudáveis, coloridos e gostosos, segundo o endocrinologista, são: arroz com feijão, bife de coxão mole (ou peito de frango) e legumes/verduras (como espinafre, couve, tomate, palmito, etc); e sardinha grelhada (ou salmão) e salada.

De acordo com o consultor do programa, não deve haver alimento proibido, mas sim controle. O mais importante é comer fracionadamente, várias vezes por dia, e de tudo um pouco. Com o tempo, o corpo adquire memória sobre o peso e a quantidade de gordura.

Halpern destacou que as proteínas dão uma maior sensação de saciedade que os carboidratos, e estes satisfazem mais que as gorduras. Um estudo citado por ele revela que peixes, pipoca e batata são alimentos que aumentam a saciedade. Chás (branco, verde, amarelo, vermelho e preto), pimenta, gengibre, curry e cafeína são alimentos que aceleram o metabolismo.

O médico disse, ainda, que, quanto mais gorda for uma pessoa, mais peso ela pode perder em um curto espaço de tempo. Homens também são mais propensos ao emagrecimento.

Pensando Leve
Na série, a manicure Alexandra Silvério foi à feira e contou que tem substituído as sobremesas por frutas e doces menos calóricos. O nutrólogo Eric Slywitch continua acompanhando a tentativa dela de perder peso de forma saudável.

Segundo o médico, ela pode variar os tipos de grãos, como feijão preto, carioca, branco, fradinho, lentilha, ervilha e grão-de-bico. Alexandra precisa de mais nutrientes e menos calorias. Variar nos alimentos é fundamental, para não sair da linha nem cair na tentação de comer doces.

O dr. Eric também explicou que a gordura do abacate é como a do azeite: boa para a saúde, mas deve ser usada com moderação. Uma colher de sopa junto com outras frutas é o ideal. Se ele for ingerido com banana ou mamão, não precisa adicionar açúcar.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Gelatina para flacidez

Pouco calórica e rica em aminoácidos, a gelatina é capaz de combater o fantasma da flacidez.

Você já deve ter ouvido falar que o consumo de gelatina é extremamente benéfico para a saúde, mas não sabe ao certo em que pontos ele apresenta seus poderes a saúde. Então, para incentivar você a comer esse tão delicioso alimento e tão eficaz a saúde conheça alguns dos benefícios que a gelatina pode trazer a sua saúde.
Primeiramente o fato de enrijecer o corpo, pois ela contém nove dos dez aminoácidos essenciais ao nosso corpo, os quais são importantes para a síntese de colágeno, uma substância que auxilia a sustentar os tecidos. Esses aminoácidos ainda ajudam na formação de massa magra, deixando o corpo mais firme; são úteis para manutenção dos ossos, dos tendões, das cartilagens e da pele, pois os aminoácidos também auxiliam na nutrição dos tecidos.
O consumo regular de gelatina também ajuda na beleza de unhas e cabelo, pois ajuda no aumento da espessura de ambos, tornando-os mais fortes. Além disso, comer antes das refeições ajuda a diminuir o apetite, já que a gelatina tem o poder de se ligar a uma quantidade grande de água, dando uma sensação de saciedade e diminuindo os riscos de exagerar na comilança.
Por isso, se você está de dieta está ai uma ótima opção de sobremesa para auxiliar no emagrecimento e ainda trazer todos esses benefícios a sua saúde.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Os 10 mandamentos do bem-estar físico


1-O exercício físico protege o seu coração: acalma os nervos, melhora a aparência física, emagrece, ajuda a controlar as gorduras do sangue, o diabete, a pressão alta, a insônia e aumenta a imunidade.
2-O melhor momento para exercitar-se é na parte da manhã, usando roupas leves e folgadas, tênis apropriado, em ambiente arejado, arborizado e longe da poluição.
3-Os melhores exercícios são os que envolvem um número maior de músculos e fáceis de realizar: andar rápido, nadar, dançar, correr e ciclismo, são bons exemplos.
4-Comece exercitando-se aos poucos, aumentando gradativamente, evitando os excessos. Não queira fazer num dia aquilo que você não fez a vida toda.
5-A melhor maneira de o exercício proteger o seu coração é obedecer a um programa feito por um profissional especializado. Não seja um atleta de fim de semana.
6-Faça exercício físico até ficar agradavelmente cansado e não com a finalidade competitiva. Não queira bater o recorde olímpico.
7-Faça um exame médico antes de começar a exercitar-se. Se você tem mais de trinta anos, faça um teste ergométrico.
8-O fumo é o maior inimigo do exercício e vice-versa. Não fume antes de praticá-lo.
9-Os melhores remédios para combater a tensão emocional são: ouvir uma boa música, rezar, meditar, exercitar-se, divertir-se e ter uma vida sexual saudável.
10-Lembre-se: a saúde do seu coração está no seu calcanhar, e para protegê-lo “leve uma vida de índio na selva de pedra”.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

CINTURA FINA


Eleita a curva mais sensual do corpo, a cintura merece cuidados diários. Siga nossas dicas.

Dieta
Reduza o consumo de alimentos de difícil digestão como doces, gorduras e frituras, bebidas gasosas, feijão, leite e queijos. Todos contribuem para o aumento de gases, fermentam, causam prisão de ventre e distendem o abdome.

Exercício
Para uma cintura sequinha, faça exercícios sempre, pois essa é uma região propensa a armazenar gorduras. Atividades aeróbicas como caminhada e bicicleta devem ser feitas todos os dias; já os abdominais podem ser feitos em dias alternados. O uso de pesos potencializa o resultado, mas deve ser acompanhado por um profissional.

Elimine os indesejáveis pneus
Se você faz dieta, pratica atividade física freqüente há algum tempo e eles persistem, talvez seja o momento de procurar uma ajuda profissional mais eficaz. A lipoaspiração, por exemplo, é um método que remodela o corpo em curto espaço de tempo e com os cuidados que você já tem, os pneuzinhos não voltarão.

Faça do vestuário um aliado
Use acessórios que valorizem a região da cintura, mas cuidado para não marcar demais e franzir toda a roupa. Cintos e faixas devem ser da mesma cor da blusa, pois alongam a silhueta. Se estiver acima do peso prefira blusas mais soltas e feitas em tecidos que não colem no corpo. Não esconda o corpo quando estiver em casa. Use peças que valorizem a cintura, o que evitará que você se esqueça dela, e ainda despertará sua sensualidade.

Massagens são sempre bem-vindas
A drenagem linfática ajuda a eliminar o inchaço causado pela retenção de líquidos, estimulando o bom funcionamento do organismo.

Use cremes diariamente
Aplique hidratantes e óleos diariamente, através de movimentos circulares. Quando necessário, use um esfoliante a fim de deixar a pele sempre macia e perfumada.

Adote uma dança como hobby
Está difícil malhar? A dança é uma excelente forma de modelar a cintura. Opte por dança do ventre ou balé.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

12 DICAS PARA PERNAS DEFINIDAS E TORNEADAS


Mulheres tendem a acumular gordura no quadril e nas pernas enquanto os homens acumulam no abdômen. A boa noticia é que as mulheres foram geneticamente favorecidas para terem pernas proporcionalmente mais fortes que os homens. Infelizmente não existe nenhum programa de treinamento físico que elimine gordura de apenas algumas partes do corpo. Trabalhar para aprimorar uma única parte do corpo é uma proposta inviável.
Por essa razão a melhor proposta para conseguir pernas estonteantes é desenvolver um programa completo de condicionamento físico acompanhado por uma dieta saudável, onde você perca gordura e ganhe massa muscular. A chave para conseguir pernas torneadas é aprender como fazer isso.

Exercícios regulares e uma dieta balanceada são essenciais no processo de redução de gordura corporal. Exercícios contra a resistência, como a musculação, serão responsáveis para que, uma vez que a gordura se disperse, os músculos tonificados se tornem visíveis. É importante dizer que só é possível eliminar a gordura em uma parte especifica do corpo sem emagrecer por inteiro através da lipoaspiração. O processo natural de emagrecimento através da atividade física e dieta resulta em um corpo muito mais harmônico, proporcionando um estilo de vida saudável que vai além dos resultados estéticos.

Siga as seguintes dicas para conseguir pernas definidas e torneadas:

1.Faça musculação! A prática da musculação não só será responsável para desenvolver os músculos das suas pernas, mas também a ajudará a perder gordura! O aumento da massa muscular aumenta seu metabolismo de repouso, ou seja, você queima calorias mesmo enquanto você dorme.
2.Entenda suas pernas. Suas pernas são formadas por basicamente 4 partes. O quadríceps (parte da frente da coxa), o Bíceps Femural (parte de trás da coxa), os Adutores (Parte interna da coxa) e o Tríceps Sural (Panturilhas). Entenda a função desses músculos e liberte-se. É o seu corpo e você o domina!
3.Para trabalhar a parte da frente da coxa isoladamente você precisa estender os joelhos contra uma resistência. O movimento mais típico é a cadeira extensora encontrada na sala da de musculação.
4.Analogamente, a parte de trás da coxa é solicitada quando você flexiona os joelhos contra uma resistência. Em uma academia você também pode trabalhar esse músculo na mesa flexora.
5.Isolar o trabalho da parte interna das coxas requer o movimento de fechar as pernas contra uma resistência. Um movimento típico na sala de musculação é a cadeira adutora.
6.Agora quando você abre as pernas contra uma resistência você na realidade está trabalhando a parte lateral dos glúteos. Só que desenvolver os glúteos é importante para realçar pernas uma vez que você elimine a gordura do culote. Um dos exercícios mais comuns é a cadeira abdutora encontrada na sala de musculação. No entanto é possível realizar o mesmo trabalho com outros acessórios que resultem em resistência neste caso e nos anteriores.
7.Para trabalhar a panturrilha você precisa ficar na ponta dos pés contra uma resistência, de preferência alongando-as ao máximo quando descer. Você pode trabalhá-las em aparelhos específicos, mas entendendo que sua função é elevar seus calcanhares você pode criar outras alternativas. Por exemplo, apóie a ponta dos pés na beira de um degrau, segure no corrimão e eleve os calcanhares, desça lentamente até abaixo da linha do degrau e repita. Você está praticando musculação contra a gravidade!
8.Agache! O movimento de se agachar mesmo que seja contra gravidade trabalha todos os músculos da perna. Agachamento livre, Hack Squat e Leg Press podem parecer termos estranhos para você, mas são movimentos de musculação que simulam o ato de agachar contra uma resistência. Que tal levantar e sentar da sua cadeira várias vezes? Mais musculação gratuita para você e menos desculpas para você não se mexer.
9.Eduque-se e liberte-se! Agora que você entende que suas pernas não foram feitas para ficarem cruzadas, vamos usá-las da maneira que uma verdadeira guerreira as usaria. Ande, corra, suba escadas, ande de bicicleta, de patins, dance, pule corda, jogue bola, etc. Enfim, divirta-se e chute a gordura para fora enquanto você torne-a os músculos das suas preciosas pernas.
10.Faça exercícios aeróbios! Não estou falando somente de fazer esteira, bicicleta ou aquela aula especial na academia. A idéia é se mexer por pelo menos 30 minutos mantendo sua freqüência cardíaca acelerada de maneira segura, pelo menos 3 vezes por semana. Mexa-se, movimente sua conta calórica e pare de usar o engordurado cheque especial. Encontre maneiras de gastar a gordura que cobre suas maravilhosas pernas.
11.Conquiste-se! Nada na vida vem sem esforço, dedicação e persistência. Estabeleça metas e não deixe nada e ninguém te desviar da rota. Não se esqueça que seu maior inimigo será você mesma. Se você quiser pernas mais definidas e musculosas você as terá. Pessoas que falam que não conseguem perder aquela gordura localizada teimosa são as pessoas que não tiveram a disciplina de fazer dieta e exercícios até o fim para acabar com aquela gordura teimosa. A gordura que acumulou primeiro e vai embora por ultimo!
12.Faça Dieta Já! Atividade física é uma parte vital para que você consiga as pernas torneadas que tanto sonha, mas não é o suficiente. Você vai gastar mais calorias em repouso por causa do aumento da massa muscular e vai gastar mais calorias fazendo exercícios aeróbios, mas se quiser os melhores resultados vai ter que ingerir menos calorias. Encontre uma dieta que se adapte ao seu estilo de vida e gostos pessoais e a siga a risca. Ninguém pode detê-la!
Luciano Teixeira da Silveira é personal trainer pelo Colégio Americano de Medicina Desportiva e proprietário da Clinifit Fitness Studio

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cinco exercícios para deixar o bumbum em dia.


Quem não quer ter um bumbum durinho e sem celulite? Para estar com tudo em cima quando o verão chegar é necessário ter disciplina, determinação e dedicação, principalmente quando se fala dos glúteos - área difícil de definir.

Publicidade


Para ajudar a mulherada de plantão, o Vila Equilíbrio conversou com o professor André Guimarães, da academia Reebok Sports Club, para saber como é possível deixar o bumbum em dia antes de o verão chegar. "Se quisermos ter um bumbum durinho, temos que malhar muito, seguir uma periodização de treino. A alimentação também é fundamental", afirma ele, que também ressalta a importância do grupo muscular. "Os glúteos fortalecidos ajudam a estabilizar a região do core (abdômen e lombar)". Mas André também ressalta que não devemos esquecer o resto do corpo na hora da malhação.

Para quem ainda não correu para a academia e está pensando se pode começar com um treino pesado, o personal explica: "Qualquer exercício pode ser executado por iniciantes, desde que sejam efetuados de forma correta e com carga adequada". Segundo ele, a frequência de treinamento varia conforme o caso, mas, na maioria deles, o mais recomendado é três vezes por semana, em dias alternados.

O professor também garante que para não prejudicar a saúde é muito importante treinar com o auxílio de um profissional credenciado pelo Conselho Regional de Educação Física. Somente dessa forma é possível ter a certeza de que o treinador está apto a exercer a profissão.

André Guimarães fez uma lista de cinco exercícios que deixarão seu bumbum em dia para o verão. Todos os exercícios podem ser executados com ou sem carga adicional, lembrando que o corpo já é uma carga considerável para esses exercícios.

4 apoios (com joelho flexionado): Em um colchonete apoiado com os joelhos e as mãos. Inicie os movimentos elevando a perna esquerda com joelho flexionado até que o mesmo atinja a altura do quadril. Efetuadas as repetições, execute com a perna direita.
4 apoios (com joelho estendido): Em um colchonete apoiado com os joelhos e as mãos. Inicie os movimentos elevando a perna esquerda com joelho estendido até que o mesmo atinja a altura do quadril. Efetuada as repetições, execute com a perna direita.
Abdução deitado: Deitado em decúbito lateral (de lado) apoiamos um cotovelo no colchonete, mantendo as pernas paralelas. Inicie o exercício abduzindo e aduzindo (abrindo e fechando) a perna que está acima. Execute igual do outro lado.
Elevação de quadril: Apoiado no colchonete em decúbito dorsal (de costas), apoie as costas e as plantas dos pés no chão e execute o exercício elevando o quadril. Nesse exercício, podemos aumentar a dificuldade tirando o apoio de um dos pés.
Stiff: Em pé, mantendo os joelhos estendidos, executamos uma flexão de quadril.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Exercícios Físicos – Mais Saúde para Você


Você sabia que os exercícios físicos trás mais saúde para você e afasta não somente doenças graves, até mesmo as mais leves como diabetes do tipo 2 e gripes? A atividade física estimula a produção da Glut-4, proteína que age como uma porta giratória de banco: ela entra e sai dos músculos, convidando a glicose a entrar, mais ou menos o papel da insulina e logo, há riscos menor de diabetes tipo 2.

Mas não são apenas doenças graves que o exercício ataca, pois até de uma gripe você se previne. Na contração, os músculos liberam glutamina, um aminoácido que é a base energética para as células do sistema imune.

O exercício gera um stress físico grande, e o corpo tem armas para combatê-lo. As endorfinas liberadas pela hipófise, são as principais e quanto mais frequente for este stress, em maior quantidades elas serão produzidas.

Os benefícios dos exercícios físicos são duplos, pois eles atacam a dor e dá pique para continuar e ao longo do prazo este efeito é multiplicado e ainda mais, os exercícios físicos são tão eficazes para depressão quanto um tratamento convencional. A sobrecarga mecânica dos exercícios, provocam uma alteração elétrica nos ossos, que atrai o cálcio e aumenta a fixação do mineral.

Ajuda até mesmo melhorar a qualidade do sono, façam atividades físicas regular, pois previne contra todas as causas da mortalidade. Pode perceber os benefícios de atividades físicas para a sua saúde? Comece já a se exercitar e fique livre de doenças e dores e tenha mais pique no seu dia-a-dia.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Você sabia que exercícios fisicos sacia a fome?

A constatação veio de uma pesquisa experimental realizada pela Faculdade de Ciências Medicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), publicada na revista Plos Biology, periódico norte-americano considerado o melhor do mundo na área de Biologia.

O autor da pesquisa, explica que o estudo consistiu em alimentar ratos com uma dieta rica em gordura, o que levou á obesidade dos animais. ” Quando submetidos a exercícios, houve uma redução na ingestão de alimentos”. Os mesmos exercícios aplicados em ratos magros não resultaram em nenhuma alteração.

As pesquisas mostraram um outro lado dos exercícios fisicos que não havia sido esplorado até agora. ” Isso representa uma mudança de paradigma na fisiologia do exercício” .

De acordo com a pesquisa, o objetivo é fazer com que a pessoa com descontrole no seu habito alimentar frequente um programa de atividade fisica e volte a comer de forma equilibrada.

” Ela gastaria energia e adequaria a sua dieta comendo menos. Apesar dos experimentos serem em animais, algumas pesquisas demonstraram que sujeitos sedentários, com sobrepeso, quando engajados num programa de atividade fisica, têm alteração no padrão de alimentação” .

A obsidade é um problema de saúde pública mundial e está associada a doenças como a diabetes, o câncer e a hipertenção, entre outras, sendo o controle da ingestão alimentar, por supremacia, um aspecto central. ” Se as pessoas consomem mais energia do que gastam, ganham peso e isso cronicamente pode trazer repercussão negativa. E o hipotálamo é a principal estrutura do cérebro responsável pelo controle da ingestão alimentar e do gasto energético”.

domingo, 19 de junho de 2011

Aprenda a pular corda e perder peso de forma saudável e permanente

Bem Estar desta quarta (15) convidou o endocrinologista Alfredo Halpern.
Preparador físico José Rubens D'Elia ensinou a fazer uma corda em casa.





Emagrecer sem remédios ou cirurgia não é tarefa fácil, principalmente para as mulheres. Exige a união de três fatores: reeducação alimentar, exercícios e força de vontade. Mas é possível, sim, perder peso de forma saudável: bastam empenho e persistência. Nesse sentido, o Bem Estar desta quarta-feira (15) trouxe dicas para você entrar na medida certa.

Para incentivar as pessoas a comerem menos, gastarem mais energia e não sentirem tanta culpa, o endocrinologista Alfredo Halpern e o preparador físico José Rubens D'Elia participaram do programa. D'Elia ensinou a fazer uma corda em casa, com materiais simples e baratos (a corda custa em média R$ 2). Em seguida, ele e o professor de educação física Fabio Grieco mostraram o jeito certo de pular. Meia hora de atividade equivale às calorias de um hambúrguer caprichado.



O advogado Alexandre Berthe também esteve presente no estúdio, ao lado dos consultores. Ele já perdeu mais de 30 quilos após uma redução de estômago. Mas sua mudança de vida não está acontecendo apenas por causa da operação: ele come melhor e está praticando exercício físico. A circunferência da cintura dele diminuiu de 122 cm para 85 cm, medida ao vivo nesta quarta. Cada quilo que ele eliminou equivale a 1 cm de cintura a menos.

Segundo Halpern, semanas ou meses depois de o corpo começar a se movimentar, pode ser desencadeado um "vício" em endorfina. É algo normal, que faz bem e ajuda a manter a vontade de fazer atividade e frequentar uma academia, por exemplo. Na opinião do médico, Alexandre ainda não "tomou gosto" pela endorfina.

Além disso, em cirurgias bariátricas, os hormônios do estômago são alterados, o que afeta a sensação ao ingerir determinados alimentos. Por isso, há o desejo específico por alguns que antes eram "normais" e a rejeição a outros que eram adorados.

Alexandre também contou como foi sua viagem aos Estados Unidos e o que fez para controlar a vontade de sair da linha no país do fast food. Ele até tentou tomar refrigerante, com autorização da nutricionista, mas passou mal e voltou a beber água.

De acordo com Halpern, essa sensação pode ser chamada de "dumping": é como se o refrigerante tivesse passado muito rápido para o estômago e fosse direto para o intestino, o que causou uma sensação ruim. Uma comida muito energética ou rica em carboidratos e gorduras também provoca essa reação.

sábado, 18 de junho de 2011

Para emagrecer, dieta é fundamental; para manter o peso, é atividade física
Ao G1, médico disse que as pessoas nasceram para ter determinado peso.
Alfredo Halpern também falou sobre a polêmica em torno da sibutramina.



Depois do programa desta quarta-feira (15), o endocrinologista e consultor Alfredo Halpern falou ao G1 sobre emagrecimento e por que perder peso é tão difícil. Segundo o médico, é possível comer de tudo, desde que com moderação e controle. Frituras e refrigerante, porém, devem ser evitados no dia a dia.

Halpern destacou que engordar é fácil e emagrecer é penoso, mas mais difícil ainda é permanecer no patamar ideal. Cada pessoa tem um ajuste próprio, ou seja, um peso mínimo que consegue alcançar. Essa conta é complexa e compreende o mínimo que um indivíduo consegue comer, o máximo que é capaz de fazer de atividade física, o que consegue acumular de gordura, o que queima, o que tem de hormônios e as influências da infância, entre outros fatores.

De acordo com o especialista, as pessoas nasceram para ter determinado peso e, depois de certo tempo, adquirem um peso considerado mínimo. Para chegar abaixo desse nível, são obrigadas a fazer um sacrifício grande.

O endocrinologista afirmou também que, para manter o peso, atividade física é básica. Já para emagrecer, a dieta é mais importante. Para ficar estável, porém, é preciso fazer exercício sistemático, pelo menos 3 vezes por semana, durante 30 minutos. Com a idade, o corpo tem mais dificuldade para emagrecer por causa da queda do metabolismo e da queima calórica.

Moderadores de apetite podem provocar depressão, ansiedade e estresse, da mesma forma que vários outros remédios (como a aspirina) têm efeitos colaterais, disse Halpern. Mas esse é um risco, e não o que acontece na maioria dos casos, acrescentou. Pessoas com depressão, ansiedade, problemas cardíacos, hipertensão arterial ou histórico de derrame cerebral são contraindicadas a tomar esses medicamentos. Mas proibi-los para todos, como estuda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tiraria os benefícios de quem pode usá-los, afirmou o médico.

A sibutramina é um remédio que está no mercado há 14 anos e é amplamente utilizada, com uma boa experiência por parte de Halpern. Segundo ele, pesquisas envolvendo indivíduos com histórico de problemas cardíacos ou derrame e que usaram sibutramina indicaram um risco 16% maior de um novo acidente do cardiovascular. Mas esses pacientes não deveriam consumir os remédios.

Segundo Halpern, a sibutramina melhora os níveis de triglicérides, colesterol, circunferência da cintura, diabetes e peso. Para alguns, é o remédio ideal. Na opinião dele, é uma pena se o moderador de apetite for retirado de circulação, pois determinados pacientes precisam tomá-lo para o resto da vida, senão ganham peso novamente.

Indivíduos que não conseguem emagrecer de jeito nenhum podem apresentar algum problema no organismo, no centro que controla a fome, o gasto energético e a capacidade de queimar gordura. Para esses, é recomendado remédio ou cirurgia, na visão do médico.

Quem é obeso e diabético tem mais dificuldade para perder peso. E os medicamentos contra a doença também ajudam a engordar. Às vezes, uma adaptação nessas drogas já pode gerar resultados, concluiu Halpern.

sexta-feira, 17 de junho de 2011


Porque devemos praticar exercícios físicos.
O corpo humano necessita de movimento. Nossos músculos e ossos têm uma função muito importante que é o estímulo do metabolismo. Através do movimento é que garantimos a boa qualidade do funcionamento de todos os sistemas. Por exemplo: Coração e pulmões, equilíbrio hormonal e controle da absorção de açúcares e gorduras.
Este movimento deve ser sistematizado e organizado sendo assim conhecido como exercício físico ou atividade física.

Por outro lado, a inatividade física, também conhecida como sedentarismo, é responsável pelo aparecimento das doenças crônico degenerativas. São doenças em geral silenciosas que se instalam lentamente e causam graves problemas de saúde, podendo levar uma pessoa sedentária à invalidez ou até a morte. Entre elas tem-se: obesidade, hipertensão, coronariopatias, diabetes, lesões ósteo-articulares, perdas de massa óssea e muscular devido ao o avanço da idade, entre outras.

Especialistas dão dicas para espantar a preguiça e ter mais disposição
Bem Estar desta sexta (16) convidou o fisiologista Antonio Carlos da Silva.
Preparador físico José Rubens D'Elia passou uma série de exercícios.
Do G1, em São Paulo

No frio, após as refeições e à noite são ocasiões em que a preguiça atinge o nível máximo. No inverno, as pessoas ficam mais quietas e recolhidas, em uma tentativa do organismo de não perder tanto calor e conseguir manter a temperatura. Por conta disso, academias, parques e outros locais ficam mais vazios. Mas é justamente nesta época que se perde menos água e se queima mais gordura. Ou seja, é o momento ideal para se mexer.

A meia hora de recomendação diária de exercícios pode ser intercalada: 15 minutos pela manhã e mais 15 à noite. E quem faz atividade regular acostuma o corpo e sente cada vez mais vontade. Para destacar a importância dos movimentos e dar dicas de como espantar a preguiça, o Bem Estar desta sexta-feira (16) convidou o fisiologista Antonio Carlos da Silva e o preparador físico José Rubens D'Elia.

Com a atividade física, a disposição, o tônus muscular e a energia melhoram, motivados pela ação da endorfina, um neurotransmissor associado à sensação de prazer e bem-estar. Além disso, uma dieta balanceada, com pratos coloridos e alimentos ricos em potássio, confere todos os nutrientes necessários para os exercícios e ainda evita cãibras.

Os exercícios estimulam a capacidade do corpo de se adaptar frente a uma exigência: ele se esforça e sofre alterações até encontrar um novo equilíbrio. E o grande objetivo da orientação física é fazer com que as pessoas não ultrapassem seus limites. Depois de um certo tempo, o indivíduo sente uma sobrecarga, mas que não atrapalha na hora de dormir, não tira o apetite, não dá ansiedade nem prejudica o rendimento físico e mental. Isso é normal: é o organismo se adaptando.

Um certo grau de desconforto após um exercício intenso é comum. Mas uma dor que dura mais de 24 horas pode ser sinal de que aquele esforço foi exagerado. Trabalhar sob orientação profissional até que se conheça bem os limites do organismo é fundamental.

Dicas do D’Elia:
Exercite-se – O corpo humano é uma máquina que precisa ser aquecida para ter energia. O exercício funciona, inicialmente, para acordá-lo e tirá-lo do estado de "preguiça". Como outras máquinas (carro, computador, etc), é necessário aquecimento para começar a funcionar.

Determine um prazo rápido para agir – De 5 a 15 minutos é um tempo adequado, que evita o adiamento constante.

Visualize os benefícios da ação – Quando temos claro o que vamos ganhar, obtemos força para mandar a preguiça embora.

Divida a tarefa em partes – Muitas vezes, a preguiça toma conta das pessoas quando a tarefa é grande e difícil. Dividi-la em etapas, com prazos possíveis para cada fase, facilita a execução. Além disso, cada etapa concluída atua como reforço à motivação de seguir em frente.

Parabenize-se e dê prêmios a você – Estabeleça alguns bônus para si mesmo a cada etapa cumprida no prazo. Essa atitude aumenta a autoestima e mantém o foco na continuidade

quinta-feira, 16 de junho de 2011

10 passos para o peso ideal e manter o corpo sarado


1- Acredite, você pode sim atingir o peso e ideal e ter um corpo sarado!

2- Vença os seus próprios limites, vença a gula, vença a ansiedade, vença os doces e comidas industrializadas.

3- Não confunda a gordura com força! Nem tudo é músculo, as vezes estamos gordos e não exatamente fortes.

4- Coma FIBRAS! Pois elas diminuem o inchaço causado pelo acúmulo de gases na barriga.

5- Pratique exercícios-físicos SEMPRE! E beba muita ÁGUA!

6- Pratique um esporte que você mais gosta!

7- Faça treinamento aeróbico e anaeróbico.

8- Evite excesso de treinamento, faça aquilo que o seu corpo e sua mente permite!

9- Tenha calma! Relaxe, não tenha pressa, seu corpo precisa descançar um pouco. Mas não fique preguiçoso! MEXA-SE

10- CONCENTRAÇÃO antes, durante e após o treino.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE EXERCÍCIOS FÍSICOS


A gente está sempre escutando que isso ou aquilo pode fazer toda a diferença quando o assunto é malhar. Não dá para saber o que é verdade ou o que é mentira. Por isso, selecionamos algumas curiosidades bastante comuns a respeito desse assunto. Confira!


Por mais que todos já saibam de seus inúmeros benefícios, parece que as novidades não param de aparecer no universo dos exercícios fiscos. A cada dia um novo tipo de aula, novos aparelhos... Enfim, quando o assunto é fitness, a gente parece estar diante de uma caixinha de surpresas. Por isso, reunimos alguns fatos interessantes sobre esse desconhecido tão conhecido de todos nós.

1 – Você já ouviu falar sobre piscina analgésica? O que antes fazia parte apenas do universo dos atletas, hoje já traz benefícios para as gestantes. Segundo um estudo da Unicamp, a hidroginástica diminui as dores no parto. Foram comparadas grávidas que praticam esse exercício três vezes por semana, durante 50 minutos, com outras que levam uma vida sedentária. Apenas 27% das mamães ativas tomaram analgésicos para dar a luz. Em contrapartida, 65% das que não se exercitavam precisaram do medicamento.

2 – Malhar pode controlar a obsessão pelo cigarro. É muito comum escutar dos fumantes que eles não param de fumar para não engordar. Pois, um estudo feito nos Estados Unidos revelou que ex-fumantes que começam a se exercitar após largarem o vício apresentaram 84% mais chances de permanecer sem fumar, em relação ao grupo que não recebeu o mesmo incentivo.

3 – a escolha da música influencia diretamente na sua resistência durante a corrida. Uma pesquisa realizada na Inglaterra mostrou que voluntários que ouviram canções animadas se exercitaram 15% mais tempo do que os que optaram por malhar em silêncio.

4 – Malhar ajuda no funcionamento do intestino. Pesquisadores dos Estados Unidos estimularam 28 pacientes que sofriam com o intestino preso a praticar exercícios regulares. A mesma quantidade de outro grupo não recebeu o aconselhamento. A diminuição do problema naqueles que passaram a ter uma vida ativa foi considerável. A conclusão a que se chegou é os exercícios ajudam na movimentação da sujeira presente no intestino, o que faz com que as pessoas consigam liberá-la com mais facilidade.

5 – Beber água durante o treino faz sim toda a diferença. Uma pesquisa feita na Califórnia revelou que pessoas que não se hidrataram muito bem durante os exercícios tiveram um aumento de 16% nos níveis de cortisol, hormônio associado ao estresse e que estraga os tecidos musculares. Por isso, não se esqueça daquela parada rápida no bebedouro.